SINOPSE – PELA FÉ

Viver pela fé não é viver por aquilo que sente ou vê. Viver pela fé é viver seguro e convicto das coisas que não sente nem vê, mas que crê. É esta maneira de viver e de encarar a vida que lhe dará a vitória sobre o mundo. O “mundo” fala de recessão e problemas, pois falam do que vêm e do que sentem pelas circunstâncias. Mas nós, os justos, os “crentes” podemos vencer a recessão e qualquer circunstância, porque o justo viverá da fé, e a fé é a vitória que vence o mundo. Porque não andamos por aquilo que vemos, nem por aquilo que as noticias dizem, nem por aquilo que sentimos. Andamos por aquilo que cremos, e cremos na palavra de Deus, nas promessas de Deus. Deus jamais deixará de cumprir a sua palavra.
Hebreus 11, a Bíblia fala-nos daqueles que agradaram a Deus antes da lei e durante a lei, eles agradaram a Deus não por cumprir a lei mas por viverem pela fé.

Como é o estilo de vida pela fé? É viver convicto das coisas que não se veem, é esperar pelas coisas que ainda não vê. Duas coisas diferentes uma esperar pelas coisas que ainda não vê e outra viver convicto na garantia das coisas que não se veem. "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" (Hb.11.3) Note que a Bíblia chama aparente àquilo que se vê. Aparente é a palavra grega "Faino" e significa, "aquilo que vem á luz, que aparece, que se torna evidente, que é exposto à vista". No nosso dicionário aparente é descrito como "aquilo que aparece ou se mostra, que parecer ser o que não é e aquilo que é provável".
A ciência tem uma posição interessante a respeito disto:

 

" Tudo o que é visível é aparente. A nossa percepção do mundo é em grande parte autoproduzida. Vemos o mundo de acordo com a maneira como o nosso cérebro o organiza.
O que vemos não é a imagem na nossa retina mas uma imagem tridimensional criada no cérebro, com base na informação sobre as características que encontramos mas também com base nas nossas "opiniões" sobre o que estamos a ver.
O que vemos é sempre, em certa medida, uma ilusão. Porque a visão é um processo em que a informação que vem dos nossos olhos converge com a informação que vem das nossas memórias".

Concordará comigo que nem sempre a informação que temos a respeito do que vemos ou sentimos é a mais correta. Nós deduzimos que... face ás aparências..., tendo em conta os sintomas...se uma pessoa sente uma dor e tem historial na família de mortes por cancro, logo deduz que poderá ter a mesma enfermidade. Se assim for confirmado logo deduz que vai morrer. Mas quem lhe diz que a dor que sente é cancro? E quem lhe garante que vai morrer dessa enfermidade? Julgamos as coisas pelas aparências e Jesus advertiu-nos para esse perigo, "Não julgueis segundo a aparência" (Jo.7.24). As nossas deduções baseiam-se no tipo de informação que possuímos e essa mesma informação que possuímos advém das coisas que são aparentes e a fé não está relacionada com aquilo que é aparente. "Porque andamos por fé, e não por vista" (2Cor.5.7). Viver pela fé é viver baseado numa outra informação que não chega até si pelo que vê nem pelo que sente. "Não atentando nós nas coisas que se vêm, mas nas que se não vêm; porque as que se vêm são temporais, e as que se não vêm são eternas" (2Cor.4.18). Dar a sua atenção ao que é aparente é viver em constante incerteza e variação no que acredita e também nas emoções, vive ao sabor das circunstâncias. Viver pela fé é viver baseado nas coisas que não são aparentes, não vive pelo que vê nem pelo que sente mas por acreditar no que Deus diz e este é o estilo de vida que agrada a Deus. Este é o estilo de vida que vence o mundo.

 

Cicatrizes

Cicatrizes

Todos nós temos algumas cicatrizes no nosso corpo, quanto mais não seja temos uma que nos é comum a todos, o nosso umbigo esta como uma cicatriz natural, mas temos outras que adquirimos ao longo da vida e estas não são naturais, mas são testemunhas de que algo não aconteceu como você esperava, algo não correu como você planeou, elas dizem que houve dor e sofrimento envolvido, foi magoado, ferido e maltratado, as cicatrizes testemunham o fracasso de uma ação dizem que você errou e falhou.

Saber +

Creia no Amor

Creia no Amor

Falar do amor e não falar da maior expressão de amor em todos os tempos manifesta à humanidade não seria justo, quer acredite ou não a vida de Jesus Cristo e a sua entrega pela salvação da raça humana é sem duvida a maior expressão de amor. O leitor pode não comungar deste pensamento mas não temos como negar e é manifesto que o não podemos negar, Jesus na sua consciência entregou-se como "o bode expiatório" para a redenção e reconciliação do homem com Deus.

Saber +

Pela Fé

Pela Fé

Viver pela fé não é viver por aquilo que sente ou vê. Viver pela fé é viver seguro e convicto das coisas que não sente nem vê, mas que crê. É esta maneira de viver e de encarar a vida que lhe dará a vitória sobre o mundo....

Saber +

Justiça negada justiça consumada

Justiça negada justiça consumada

Justiça negada Justiça consumada, inicialmente um titulo algo paradoxal mas que se entende ao ler a descrição dos factos como ocorreram na detenção, julgamento e condenação à morte de Jesus de Nazaré. As leis que foram violadas tanto do direito romano como da lei mosaica seguida a risca pelos judeus da época..

Saber +

Nova Identidade

Nova Identidade

Nova identidade revela que existe uma velha identidade, como poderemos nós conhecer a nossa nova identidade se nem conhecemos a velha? Como conhecer o que podemos realizar de melhor se não nos conhecemos a nós mesmos? Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? O que estamos aqui a fazer? Qual a nossa missão nesta Terra? Temos alguma missão a realizar aqui? Qual o significado da vida? O que faz a vida ser assim tão importante?

Saber +