Por: Sâmia Rocha

Você já percebeu que uma criança, quando você a coloca no chão para aprender a andar ela chora porque quer ficar no colo?

Ou quando você ensina a criança para sentar em lugares que não são para elas ficarem andando, elas choram e reclamam porque querem ficar brincando, pulando…

E quando você diz para a criança para tomar banho todos os dias?

Você pode perceber que em todas essas ocasiões há uma resistência não é?

Para APRENDER, você tem que sair da sua área de conforto! A sua área de conforto é oq vc GOSTA, o que você QUER e o que lhe é CONVENIENTE!
Só que para CRESCER VOCÊ TEM QUE APRENDER!

Lembra quando você tinha que acordar cedo para ir para escola? Quantas vezes você inventou alguma doença para não ter que sair da sua área de conforto?

Pode ser que naquele momento você não visse nada demais faltar um dia de aula, mas sabe que em algum momento da sua vida,  passou por aperto porque faltou o conhecimento daquele dia de aula que você perdeu?!

Agora vamos um pouco mais adiante. Quando já estamos crescidos, continuamos com RESISTÊNCIA ao APRENDIZADO! Com a criança, a resistência ao aprendizado acontece pq ele nos tira da nossa ÁREA DE CONFORTO, e quando SOMOS ADULTOS continuamos resistentes porque além de nos tirar da nossa área de conforto, PENSAMOS QUE JÁ SABEMOS O SUFICIENTE, AQUILO QUE É NECESSÁRIO!!

Quando temos alguém nos chamando para fazer, pensar ou praticar algo que é fora da nossa área de conforto e de conhecimento, temos RESISTÊNCIA, RAIVA, IRRITAÇÃO, principalmente se for muito diferente daquilo que estamos habituados!

DEUS NÃO NOS CHAMOU PARA PERMANECERMOS NO MESMO LUGAR. Deus nos chamou para avançarmos, pq CRESCIMENTO COMEÇA COM CONHECIMENTO!!

OSEIAS 6.3: Conheçamos e prossigamos (correr atrás de…) em conhecer ao Senhor…

NUNCA É TARDE DEMAIS PARA APRENDERMOS E FAZERMOS COISAS NOVAS!!
Muitas vezes reclamamos que a nossa vida é um “marasmo” ou não muda qdo na verdade NÓS é que estamos resistindo a uma ação que nos levará a essas mudanças ou a essas “novas fases” na nossa vida!

Tem uma passagem nas Escrituras que fala bem sobre isto:

Êxodo 13.17-18: “Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito. Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho…”

Ou seja: Os únicos “culpados” em peregrinarem tanto tempo numa terra seca e escaldante foi a resistência deles em aceitarem uma MUDANÇA que embora parecesse árdua, os levaria para uma terra que manava leite e mel!

Quantas vezes não agimos como eles? Resistimos as mudanças, temos uma mente acostumada ao conformismo e por causa disso temos que trilhar um caminho mais longo e difícil até “aquele lugar” que Deus tem preparado para nós!?

O que você prefere: Provar de tudo aquilo que Deus tem para sua vida, ou, sofrer e até morrer “no deserto” por causa da sua teimosia ou resistência em sair da sua área de conforto ou abrir a sua mente para que mais luz entre nela?

A mudança está nas suas mãos, ou melhor, nas suas decisões e escolhas!!!