• Início
  • BIOGRAFIA | AUGUSTO SOUSA

AUGUSTO SOUSA | BIOGRAFIA

Nasceu a 24 de Setembro do ano de 1967 na cidade do Porto. Filho de pais separados, foi criado pela mãe a quem mais tarde se ajuntou o seu padrasto. De tradição católica, foi desde cedo frequentador de catequese. Aos oito anos de idade contraiu uma doença nos rins. O médico dizia que se tratava de uma infecção, mas que não havia na medicina resposta para aquele problema: “… minha senhora, deixe o seu filho fazer o que quiser, comer o que quiser, leve-o onde ele quiser, porque não sei mais o que fazer…”, palavras do médico.

Nessa mesma noite, a sua mãe, D. Zulmira, instruiu Augusto para que pedisse a Jesus que o curasse. Assim foi, deitado na sua pequena cama, de mãos postas e de lágrimas nos olhos, Augusto orou: “…Jesus, por favor, peço que me cures…”. No dia seguinte acordou completamente curado. Quem veio a confirmar isso foi o mesmo médico que antes dizia não saber o que fazer naquele caso, e que agora rasgava os exames anteriores de Augusto, dizendo: ” D. Zulmira, não sei o que aconteceu, mas o seu filho não tem nada!”.

 

Assim começava a história de Augusto com Deus. Estudou até aos seus 12 anos de idade, altura em que teve de deixar os estudos para ajudar no sustento da casa, os recursos eram escassos já que a única fonte era o baixo salário do seu padrasto.. Já tinha 15 anos, quando se constou na freguesia onde vivia, Arcozelo, que tinha surgido um “bruxo”. Este era um jovem de uma família conhecida, músico clássico de profissão, que havia largado a sua promissora carreira e estava a promover umas reuniões em casa dos seus pais. D. Zulmira foi convidada por este “bruxo” a participar numa reunião e, não querendo ir só, convenceu Augusto a acompanhá-la.Um pouco contrariado, acompanhou a mãe e assistiram à tal reunião. Aquele jovem simpático, mais tarde conhecido como o Pastor Leonel Ferreira, pregou o Evangelho. No final fez um apelo: “Quem quer receber Jesus como seu Senhor e Salvador?…”. Augusto levantou a mão e aceitou a Cristo. Era o dia 19 de Fevereiro de 1982.

Nunca mais Augusto faltou às reuniões, quer de pregação do Evangelho, quer de oração. No final desse mesmo ano, começou a trabalhar por conta própria, até que, numa vigília, Augusto ouviu: “DEIXA TUDO, VEM APÓS MIM, E FAREI DE TI UM PESCADOR DE HOMENS”. Obedecendo ao chamado de Deus, em Janeiro de 1983, Augusto ingressou no seminário para se preparar para o ministério.

Faltando um ano para terminar o curso de teologia, Augusto saiu do seminário obedecendo a instruções específicas que recebera num sonho: “Vou sair do seminário e preciso é fazer a vontade de Deus…”, dizia no sonho.

 Regressou à sua igreja local onde ficou a ajudar o seu pastor (Pr. Leonel Ferreira). Abriram uma igreja numa pequena vila, Estarreja, e Augusto ficou o pastor encarregado dela. Pastoreou essa igreja durante dois anos. Mais tarde, ingressou numa outra denominação onde serviu como co-pastor. Em 1990, surge a necessidade de ir para África (Angola) e dar continuidade a um trabalho missionário que já havia começado.

 Assim, Augusto foi para Angola onde viveu dois anos pastoreando a igreja recém-formada em Luanda. Foi uma universidade para ele, ali teve de aprender a depender de Deus e viu grandes milagres. Apanhado pela guerra, passou por grandes tribulações, numa das quais Augusto pensou em desistir e regressar a Portugal. Mas num sonho foi-lhe dirigida uma voz que dizia: “DESISTE DE DESISTIR, DUVIDA DAS DÚVIDAS, PORQUE O SENHOR NÃO DEIXARÁ DE CUMPRIR A SUA PALAVRA. AQUILO QUE PREGAS AOS OUTROS TAMBÉM FUNCIONA PARA TI”. Augusto foi moldado como barro nas mãos do oleiro, mas aprendeu que Deus é fiel e que não deixará de cumprir a sua palavra. Dois anos depois, a igreja contava com mais de 10.000 pessoa. Augusto deixou Angola com a igreja estabelecida, 9 outras igrejas que entretanto abriu, e 45 locais de pregação um pouco por todo o país, desde Malange até Huambo.

 

 Regressou a Portugal onde serviu como co-pastor na igreja sede da denominação. Foi missionário em Espanha e no Brasil onde viveu algum tempo ajudando os pastores locais independentemente da sua denominação. Viajou por várias nações ministrando às igrejas locais e a grupos de pastores: Argentina, Brasil, Espanha, Canárias, São Tomé, Moçambique, Congo, África do Sul, Rússia, Holanda, Inglaterra, Luxemburgo e Alemanha, além de Portugal onde ministrou em diversas igrejas.

 Em 2006, Augusto regressou à sua igreja mãe, onde voltou a trabalhar como co-pastor, junto do seu primeiro pastor, Leonel Ferreira. Depois de receber pedidos de várias famílias de Lisboa para que abrisse uma igreja naquela cidade, em Janeiro de 2007, com o acordo do seu pastor, Augusto deu início à igreja Zoë em Lisboa.

 


TEMPOS

fotos de Augusto Sousa
FOTOS MOMENTOS

MOMENTOS

fotos de Augusto Sousa

Formatura RHEMA | 2015

fotos de Augusto Sousa

Avenida Gomes Pereira, 80A
1500-331 - Benfica - Lisboa 

© - Igreja Zoe Portugal